terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

USANDO O PAINEL INTEGRADO NAS CAPACITAÇOES

Você já pensou em usar a técnica do Painel Integrado nas capacitações que ministra?
Conhece os procedimentos?

Veja abaixo:

O QUE É O PAINEL INTEGRADO?
profª Me. Inge R. F. Suhr

Trata-se de uma técnica de trabalho coletivo na qual, segundo Masetto (2002, pg 95) cada um dos tópicos escolhidos pelo professor tem seu estudo realizado em primeiro lugar por um grupo pequeno e, em seguida, “todos os assuntos são estudados por todos os alunos, fazendo-se um cruzamento entre os membros dos diferentes grupos de tal forma que, em cada novo grupo, tenhamos representantes de todos os primeiros grupos – e, portanto, de todos os assuntos discutidos”.  

Pode ser utilizada para:

  • Introduzir assunto novo.
  • Integrar o grupo.
  • Favorecer a integração de conceitos, idéias ou conclusões.
  • Obter a participação de todos.
  • Familiarizar os participantes com determinado assunto.
  • Continuar um debate sobre tema apresentado anteriormente sob a forma de preleção, simpósio, projeção de slides ou filmes, dramatização, etc ....
  • Aprofundar o estudo de um tema.

Seus passos são:

a)      Os alunos, divididos em grupos, recebem vários textos sobre um mesmo tema, preferencialmente com enfoques diferentes. Deverá haver tantos textos quantos grupos.

b)      Cada aluno terá a tarefa de ler, antecipadamente, o texto que lhe coube, produzindo um resumo, síntese ou mapa conceitual e sendo capaz de, num próximo encontro, expor as ideias centrais do texto lido com a maior fidedignidade possível.

c)      O próximo passo é a reunião, em sala, de todos os estudantes que leram o mesmo texto, para que possam coletivamente dirimir dúvidas, fortalecer a compreensão do conteúdo.

d)      A seguir, são formados novos grupos, compostos por um integrante de cada um dos grupos anteriores. Deste modo, em cada grupo, haverá representantes das ideias de cada um dos grupos anteriores.

e)      Cada componente deverá expor ao novo grupo as ideias centrais do texto que estudou. Após a explanação, os outros elementos poderão fazer perguntas, na tentativa de compreenderem todos os textos. Após a compreensão, os grupos buscarão as diferenças e semelhanças entre os diversos textos, comentarão criticamente, relacionarão com outros conteúdos e produzirão um texto coletivo.

Para saber mais:

KARLING, A.A. A didática necessária. São Paulo: IBRASA, 1991.

Masetto, M. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões. In: CASTANHO, S; CASTANHO, M. (org) Temas e textos em metodologia do ensino superior. 2. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.

SUHR, I. Formação continuada de docentes para o ensino superior: relatando o encaminhamento adotado para o trabalho com o tema “Metodologia de Ensino”. In: Ciência e Opinião.  Revista do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – v.3, n.2 (jul/dez 2006) Curitiba: Unicenp, 2007. 

Um comentário:

  1. O painel integrado de um micro ondas,tambem é avaliado em debates e opiniões de um grupo de profissionais do ramo? Ou não tem nada haver? Me explique por favor! O meu interesse é saber do forno painel integrado do micro ondas. No aguardo, obrigado!

    ps.:quero saber o procedimento,se possível!

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